Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Comemoração do meus 26 anos (parte 1 de 3)



Esse ano resolvi no meu aniversário - adivinha? - degustando cervejas! Esse post é a primeira parte da comemoração, que ocorreu na segunda-feira, 06-09-2011. Foi a primeira de 3 e pretendo postar todas aqui!

Fui ao Reduto da Cerveja, na Álvares Cabral com Curitiba, situado ali no Lourdes. Cheguei pouco antes das 8 da noite com a Polly e encontramos meu amigo Ikona nos esperando, tomando a já comentada aqui Estrada Real da Falke Bier, uma IPA escura da boa. Comecei meu trabalho tomando uma das exclusividas da casa, a Punk IPA da Brew Dog, a primeira IPA refrescante que tomei! O maracujá sempre comentando na degustação dessa cerveja foi percebida e o elevado IBU (que remete ao grau de amargor da cerveja de acordo com a quantidade de lúpulo utilizado) marcou presença com harmonia. Notas cítricas e de outras frutas em menor escala também foram notadas, repetiria essa cerveja com muito prazer! Polly foi de Delirium Nocturnum, também já comentada aqui.



Bruno e Maíra chegaram em seguida e o Bruno, amante de Vienna Lager como eu, pediu logo a Brooklyn Lager para matar a sua vontade de tomar uma do estilo, que vinha crescendo desde o dia em que bebeu um Red Baron da Falke. Maíra ficou com a Pilsner, outra delícia já elogiada nesse blog. 

Luquinhas e Mariana chegaram, trocamos de mesa. Pedi uma Delirium Noel, com aquela presença de pirulito de abacaxi (baunilha pra outros) que eu tanto amo nas belgas! Tinha também toques citricos presentes e muito bem inseridos. O Madeixa (Ikona) ao beber, descreveu o que acho que a Delirium queria com essa breja: "me lembrou demais um panetone". Apresentei a Weiss com Capim Limão e a Imperial Porter maturada em barril de cachaça para os recém-chegados, e essa linha da Backer denominada Extreme tem tudo para pegar (e vem com um custo arrebatador)!  Madeixa e Polly foram de La Trappe quadruppel. Gabi chegou e pediu mais uma pilsner da Brooklyn, pois não é muito fã de cervejas diferentes e foi mais para honrar meu aniversário, coisa que me deixou especialmente feliz!


Bitoca e Bolha marcaram presença e um tiragosto foi pedido no bar ao lado. Eu não comi, mas pelo que entendi, foi meio caro demais e meio mal servido demais, mas como o Reduto não tem uma grande carta de tira gosto, tem que ser por aí mesmo. Beberam uma Falke Weiss sob minha recomendação e gostaram. Luquinhas e Mary entraram na muito boa Colorado Appia de trigo com adição de mel e como normalmente ocorre com as Colorados, apaixonaram! Bruno experimentou uma Lager jamaicana que de interessante só tem o jamaicana. Eu tomei o chopp Trippel da Falke e caminho, cada vez mais, para a afirmação de que Trippel não é definitivamente meu estilo preferido.

Gera, Juliana, Guto, Zé Pinto e Ori chegaram no bonde do Borgão! Tomaram uma clássica Pilsen alemã, porque é desse estilo que o Gerita gosta. Polly foi de Vitus, a Weizenbock clara de trigo, com muito cravo e um dulçor bem único, uma favorita minha, sem dúvida! Bruno foi de Primator 13%, que não conhecia e não entendi, pois é uma Vienna Lager com notas evidentes deste malte e de malte torrado também! Com ajuda do site do brejas, descobri que essa cerveja foi feita com a intenção de engarrafar a idéia do chopp carioca, famoso aqui no Brasil e pelo visto, no mundo. Gerinha pedia mais uma Pilsen alemã classicona, com lúpulo pronunciado e nada de cereal não maltado. Maíra tomou uma Bamberg Pilsen, que é boa, mas só boa. Apresentei ao Madeixa a Bamberg Rauchbier, que é aquela loucura da fumaça líquida e que estava com um preço espetacular: 10 reais a de 600 mL. Enquanto isso, Polly apresentava a todos a Golden Ale da Austria, que veio pra ficar, com notas de malte e um frutado sutil, talvez de lúpulo, sendo, para mim,  disparado o melhor custo benefício de cervejas para se beber casualmente.

Fechei a noite comprando o copo da Punk IPA e uma Harviestoun Old Engine Oil, que como o Marco do Artesanato diz, essa cervejaria é ótima porque ela já te diz exatamente o que você vai beber, nesse caso: viscosa, achocolatada e amarga, sem tirar nem pôr, hehehe. Fora que na ora que você a serve, entende claramente porque tem o nome de Oléo Velho de Motor. MUITO BOA! 


E que venham as próximas comemorações!

Muito obrigado a todos os presentes, adorei mesmo a presença de vocês! Ouvi dizer que quem for nas 3 vai ganhar um brinde, será?






Nenhum comentário:

Postar um comentário