Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Toda jornada começa com uma espécie de escada, ainda mais para mim, um jovem aprendiz. Considero ontem o primeiro degrau do, espero eu, grande aprendizado que terei ao longo desse ano. O prato de ontem foi um adaptado do Jamie Oliver, uma carne ao molho de cerveja preta e queijo cheddar. As críticas foram somente a pontos que eu não pude cumprir da receita devido a falta de tempo e planejamento prévio (foi unanimidade que a carne de maçã do peito e/ou músculo e o cheddar original eram necessários à perfeição da receita, mas não os encontrei no super nosso, para minha decepção). O molho, que alterna entre panela e forno diversas vezes é uma delícia que vale a pena repetir e é muito mais sofisiticado e saboroso que esses de cerveja preta que se costuma encontrar em bares e casas noturnas.

O primeiro degrau: nota 7.

De entrada reproduzi um outro prato do Jamie Oliver totalmente adaptado a uma receita da minha tia Marlene de poços, de um molho de tomate super reduzido para acompanhar um bom pão. Deu certo, mas não chegou onde eu queria, mas estava uma delícia e é de uma simplicidade que certamente repetirei para quebrar a monotonia de pães e queijos e patês das mesas de petiscos que sempre se encontram aqui em casa (não menosprezando os queijos, lembrem-se que minha atual profissão é estudar queijos, hehehe).

O meu aprendizado nessa primeira etapa: seguir um pouco mais a receita, ela não foi criada daquele jeito a toa. Mas eu jamais seguirei uma receita à risca, pois para mim cozinhar é dar o seu toque à interpretação de uma receita. Até a próxima pessoal (deve ser no finalzinho de janeiro)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário